Fazer ou não fazer festa na data de aniversário, eis a questão!
Tem festa no dia, tem festa dias antes, tem festa dias depois e, até em meses diferentes do aniversário da criança. Quem sou eu para determinar o que é certo e o que é errado. Na verdade, qualquer escolha pode ter prós e contras e os pais são os únicos capazes de definir qual é a melhor data para comemorar.
Se você já decidiu que vai fazer festa, mas ainda não bateu o martelo em relação à data do evento, o que posso fazer é compartilhar algumas opiniões e argumentos contigo para facilitar a tomada de decisão. Vem comigo!
A data exata do aniversário cai no meio da semana, e agora?
Pró: Oba! Certamente ficar mais barato contratar um Buffet infantil no meio da semana.
Contra: Vixe! Vai ser mais cansativo e corrido para os convidados, que terão que enfrentar trânsito depois do expediente e acordar cedo no dia seguinte para trabalhar.
Solução: Cogite a possibilidade de comemorar na escola com os coleguinhas, pais, irmãos e, no máximo avós. Ou então, agende para o final de semana sem medo de ser feliz.
O aniversário é fim de semana, o que faço?
Pró: A adesão será maior, com certeza.
Contra: Todos os serviços envolvidos na realização da festa são mais caros.
Solução: Compare preços, busque promoções, estabeleça prioridades, comece a pagar com antecedência. Se a economia é o fator mais importante no seu caso e o desconto valer a pena, faça a festa no meio da semana. Chame pessoas realmente próximas, que se esforçarão para marcar presença independentemente da data.
O que considerar na hora de decidir a data?
O perfil da família anfitriã deve ser considerado no processo de decisão. Se a família gosta mais de festa diurna, então é melhor que a comemoração seja em um feriado ou final de semana. Se coincidir com o dia do aniversário, melhor! Caso gostem de aproveitar a noite e a própria criança não fique indisposta nesse horário, fazer festa no meio de semana pode ser uma opção.
1. Festa diurna
2. Festa noturna
Fonte: @fabiodaltro
Alguém que você faz questão da presença não poderá comparecer? Entenda, sei que o anfitrião convida e que a disponibilidade dos convidados não deve ter maior peso na definição da data, mas há exceções. Minha mãe, por exemplo, é educadora e só pode viajar para o estado onde moro durante as férias escolares. Período que não corresponde à data real do aniversário dos meus filhos. Para contar com essa presença tão importante para mim, eu sempre flexibilizo a festa e agendo para um dia que ela possa estar conosco.
Outra questão que deve ser levada em conta é o caso de irmão que fazem aniversário em datas próximas. Às vezes dá para escolher uma data no meio do caminho e fazer uma comemoração única, concorda.
3. Festa irmãos
Só tenho uma última sugestão sobre o assunto: caso não venha a comemorar no dia exato, não deixe a data passar em branco. Faça um bolinho, dê os parabéns, presenteie com um mimo ou com sua presença, encha seu filho de afeto para que ele saiba e sinta a importância que essa data tão especial tem para toda família.
E agora, ficou mais fácil escolher a data da comemoração? Prefere comemorar no dia do aniversário ou comemora tranquilamente em outras datas? Comente!
Aproveite e siga nossas mídias sociais! No Instagram, Facebook, Pinterest e no nosso canal do Youtube as ideias bombam!!!
Abraços,
Ranne Couto