Entrevista com Karen Abtibol, do Instagram @elemetransforma

A entrevista de hoje é com a mamãe e médica Karen, do IG @elemetransforma. Jovem e super antenada com o universo desafiador da maternidade, ela compartilha dicas valiosas no seu perfil. Como nós gostamos demais do conteúdo que ela tem dividido com suas leitoras, resolvemos conhecer um pouco mais sobre a mãe do pequeno Isaac. Continue lendo a entrevista, pois tem até dicas de organização de festinhas.
EF: Karen, como e quando resolveu compartilhar suas experiências de maternidade nas redes sociais?
Karen: Eu já era usuária do Instagram, com uma conta pessoal. Sempre estava online acessando perfis de outras mães pra tirar algumas dúvidas. Com o tempo, senti a vontade de compartilhar também minhas experiências com outras mães que poderiam ter tido as mesmas dúvidas e angústias que eu, bem como, de trazer informação àquelas que ainda estão meio “perdidas” nesse universo da maternidade. Por isso, alio a maternidade e as minhas descobertas com meu lado profissional, já que sou médica, residente de pediatria, para sempre postar um conteúdo consistente e seguro.
EF: Teve receios de julgamentos alheios e da exposição excessiva? Que cuidados adota para preservar o seu pequeno?
Karen: Claro. Principalmente de amigos e familiares. As pessoas sempre julgam as outras e nos últimos tempos têm sido um tanto intolerantes com as diferenças. Na maternidade, então, isso triplica!!! Todos acham que podem se intrometer e dar opiniões na maneira como criamos nossos filhos. Sobre a segurança, precisamos sempre estar atentos em não expor demais. Todas as fotos em que meu filho está sozinho coloco marca d’água, evito colocar tantas fotos dele só e dou preferência às que estamos juntos, eu e/ou o pai. Nada de fotos seminuas ou nuas. Também tomo cuidado em não expor nosso endereço, carro ou a creche que o Isaac frequenta. Geralmente só posto fotos dos lugares em que estivemos depois de sairmos deles e por aí vai. São pequenos cuidados que fazem a diferença. A internet permite que as pessoas se “disfarcem” e que entrem em nossas vidas, mas somos nós que temos que definir até onde vão esses limites.
EF: A experiência de médica tem te ajudado em relação às dicas compartilhadas no perfil @elemetransforma?
Karen: Com certeza! Temos que ter em mente que tudo que é postado na rede deve ser feito com responsabilidade. E a minha profissão acaba exigindo o mesmo ao lidar com as pessoas, com os pacientes. Além do que, acaba que meu conteúdo, além de estar ligado à vivência da maternidade (que é a melhor escola), tem certo embasamento literário e científico, o que traz mais segurança pra quem ler.
EF: Em relação à festa de um ano do Isaac, com quanto tempo você começou a planejar?
Karen: Escolhemos o tema e fechamos com o salão de festas cerca de 6 meses antes do dia. Mais para garantir a data na agenda do Buffet. Porém, essa antecedência é importante, porque de última hora aparecem outros zilhões de coisas e se você deixar pra planejar muito perto do dia do evento pode acabar se enrolando!
EF: A escolha do tema foi fácil? Como você tomou a decisão?
Karen: Eu sempre AMEI o filme Toy Story. Quando Isaac nasceu eu já sabia que esse seria o tema. Comentei com o marido e ele concordou que seria legal. Até porque é um tema unissex e por ser bem colorido dá pra abusar na criatividade.
EF: Onde a festa foi feita? Você chegou a ficar em dúvida entre uma festa caseira e no salão? O que foi determinante na escolha do local da festa?
A festa foi em um buffet infantil da nossa cidade chamado SpassoMix. Inicialmente confesso que pensei em fazer no salão de festas do meu condomínio, mas queríamos que as crianças se divertissem e mesmo que eu alugasse alguns brinquedos não seria a mesma coisa. Foi quando visitamos o buffet e ficamos simplesmente ENCANTADOS com a área dos brinquedos. Devo arriscar até que essa área era maior que o salão em si, onde ficavam os convidados. Outra coisa que nos fez optar pelo local, foi a divisão entre salão e área de brincar, de forma que os adultos ficariam no salão e as crianças em outro ambiente. Assim as pessoas poderiam conversar melhor e as crianças teriam mais liberdade para brincar e correr sem o medo de esbarrar em nenhuma mesa!
EF: E os profissionais envolvidos? Fale um pouco sobre eles.
Karen: Para decoração escolhi o Júnior Carvalho, da @juniorcarvalhofestas. As peças de decoração dele são lindas, com acabamento perfeito. Tem bonecos e cenários de TODOS os temas imagináveis. Fora o bom gosto e o cuidado e atenção com os clientes. Para os balões escolhi a Ana Oliveira, da @anadkorabaloes. Sem dúvidas ela é a melhor do ramo em Manaus. Faz paredes, esculturas, nomes, bonecos… Com muita perfeição e profissionalismo! E a equipe do salão que serviu um buffet delicioso, a comida estava impecável, todos elogiaram. O bolo foi feito pela dona Maria ilza. Lindo, todo feito nos mínimos detalhes e DE-Li-Ci-O-SO!!!! Ela fez todos os bolos dos mesversários e tinha que ser ela a fazer o da festa! Super indico. Além desses fornecedores, contei com a ajuda da For Fun que fez pipocas doces divinas, Brownie092 (@brownie092) que fez os bolos de pote e os brownies mais deliciosos da vidaaaaa, além da Marília Gabriela doces Finos, responsável pelos doces e balas de coco.
EF: Colocou a mão na massa na hora de preparar os mimos e detalhes? Fez tudo sozinha? Terceirizou ou contou com os amigos e familiares na organização?
Eu escolhi ficar responsável pelos itens personalizados. Aprendi a mexer nos softwares de design, estudei e pus minha criatividade em prática. Montei itens lindos, que nem imaginava que conseguiria. Uma prima me ajudou. Mas basicamente eu fiz tudo. Confesso que em alguns momentos me perguntei se tinha feito a coisa certa, mas a sensação de dizer “eu que fiz” e ver as pessoas admirando e elogiando nosso trabalho não tem preço. Além do que eu queria estar diretamente envolvida no processo da criação de tudo. E a economia também conta muito! Fiz mais de 500 itens! Juro, muito mais! Beirando a casa dos mil, e gastei muito menos do que gastaria se tivesse encomendado.
EF: Do que mais gostou e do que se arrependeu na festa?
Karen: Na verdade eu amei tudo!!! O trabalho de todos os profissionais foi como eu sonhava. Mas o que eu mais gostei MESMO foi de ver os itens que fiz com tanto amor encantar os meus convidados. A única coisa da qual me arrependi foi de não ter aproveitado mais! (risos)
EF: Que dicas você pode dar para as mamães, que, assim como você, pretendem fazer uma linda festa?
Karen: Primeira dica: Programação. Quando a gente começa a se programar com antecedência os contratempos podem ser resolvidos mais facilmente. Segunda: Organização. Use uma agenda ou caderninho só para o evento. Anote tudo sobre valores e fornecedores. Terceira dica: Pesquise. Sim, não é vergonha pechinchar. Quando a gente faz isso certamente vê a economia depois!
Outra coisa, se você tem jeito pra artesanato e QUER participar ativamente da produção dos itens e de quebra economizar uma graninha, faça você mesma! A internet é uma ótima ferramenta de ideias e dicas. E por último: Aproveite o momento e curta a festa!