Quem não tem uma memória de infância referente às festinhas de aniversário na escola? Realmente elas têm seu charme e seus benefícios. Simples, rápidas e divertidas, essas festas na escola são ideais para mamães que não querem ou não podem gastar muito, mas que desejam comemorar a ocasião especial de um jeito econômico e especial!
Sim! Se gasta menos com festa infantil na escola e não é difícil entender os motivos da economia. Primeiramente, o número de convidados é limitado e, diferentemente das festas de aniversário em outros espaços, quem fica de fora não tem como reclamar, afinal, não dá para chamar todo mundo. Outra razão da economia em festa na escola é o fato de que a maioria dos convidados é composta por crianças e elas comem menos que adultos. Para completar, o tempo de duração é curto, o que impede excesso de entretenimento, de comida, de lembranças e por aí vai.
Outro ponto positivo das festas na escola é a praticidade. Elas são muito mais fáceis de organizar do que as festas tradicionais. Quer saber como montar uma festa na escola linda? Confira a seguir um passo a passo que vai simplificar sua vida:
1. Converse com a escola para alinhar detalhes
Algumas instituições escolares não permitem a realização de festas de aniversário em suas dependências, por isso, é importante se certificar de que a comemoração pode ser feita. As que permitem, geralmente apresentam regras em relação ao cardápio, duração e pessoas permitidas na comemoração. Cheque essas informações e só depois alinhe a data e horário da festinha.
2. Defina o tema
Já falamos algumas vezes sobre escolher o tema, mas não custa relembrar. Se seu filho ainda for pequeno e você tiver o sonho de fazer algum tema específico, aproveite esse momento enquanto sua vontade ainda prevalece. Se ele já é mais crescidinho e tem as próprias cores, personagens e desenhos favoritos, agradá-lo nesse sentido pode fazer com que ele se envolva e fique mais feliz com a festa. Além disso, possivelmente os colegas na mesma fase se identificaram com a temática escolhida.
3. Prepare o convite
Com a data definida, é hora de preparar o convite. Se você optar por um convite físico, evite o excesso de volume e dobras para facilitar o envio junto com a agenda. O convite digital tem se mostrado uma boa opção para esse tipo de festa. Além de barato e sustentável, a própria escola pode encaminhar para os pais dos alunos através da lista de transmissão. Vale lembrar que o envio deve ser feito aproximadamente uma semana antes da festinha.
4. Programe o lanche
Normalmente festas escolares são realizadas na hora do recreio, então o ideal é pensar em um cardápio que siga a proposta de lanche. Sanduíche, suco, pão de queijo, biscoito de polvilho e frutas sempre atendem bem esse estilo de festa. Salgadinhos assados e cachorro quente também são bem-vindos. Bolo e docinhos não podem faltar! Em relação às bebidas, água e suco são suficientes. Só tem um detalhe: não exagere nem na quantidade e nem na variedade para evitar desperdícios. Hoje em dia já há caixas com divisórias e marmitinhas para comportar a quantidade ideal de comida para cada criança. Algumas empresas até já fornecem os kits montados.
5. Capriche na decoração
Não é por se tratar de uma festa na escola, que você não vai caprichar na decoração. Festeira que é festeira cuida de cada detalhe com amor, independentemente do lugar e do porte da festa. Monte um cenário criativo e divertido para render belos registros fotográficos. Pelúcias, bonecos de feltro e amigurumis encantam as crianças e deixam tudo mais bonito. Elementos artesanais, como flores e franjas de papel têm tudo a ver com festas na escola. Opte por mobília mais simples, leve e rústica. Uma ideia interessante para esse tipo de comemoração é organizar uma espécie de piquenique no pátio da escola, com toalhas no chão, mesas baixinhas e almofadas.
6. Desenvolva atividades
Essa dica depende diretamente do tempo disponibilizado pela escola. Se a duração da festa permitir, invista em opções de entretenimento. As crianças podem pintar desenhos, participar de oficinas e, até mesmo, assistir apresentações de personagens vivos.
7. Ofereça uma lembrança para cada criança
Eu amo lembranças de festa, principalmente quando são lúdicas e úteis. Nas festas escolares, é comum mandar sacolinhas surpresa cheia de guloseimas, mas que tal inovar escolhendo algo legal e relacionado ao tema? Se a temática for aquarela, invista em um kit de pintura. Para o tema jardim, uma boa aposta é um mini conjunto de jardinagem. Para o tema Moana, um balde de praia com forminhas fica bem bacana. Seja criativo e surpreenda!
No mais, registre tudo e não deixe de voltar aqui para contar como foi a festa na escola. Tenho certeza que com essas dicas, a festinha vai ser inesquecível.
Aproveite e siga nossas mídias sociais! No Instagram, Facebook, Pinterest e no nosso canal do Youtube as ideias bombam!!!
Abraços,
Ranne Couto