Comecei agora no mercado de festas e ainda não tenho um portfólio sólido! O que devo postar Ranne? Calma! Você não é o primeiro e nem vai ser o último profissional nessa situação.
Sabe aquele decorador renomado que você admira tanto? Ele também teve que montar a primeira festa um dia. Sabe aquela confeiteira top das galáxias? Houve uma época em sua carreira em que ela não tinha uma foto sequer de seus bolos. Enfim, todo mundo tem que começar, com ou sem amostra do trabalho. Se você não iniciar na jornada e ficar aí esperando a experiência para se lançar, aí mesmo é que não vai ter festa.
Eu te sugiro que nesse comecinho você faça parcerias para registrar um pouco do seu trabalho. Se você produz lembranças, mande uma caixa com produtos para uma influencer da sua região. Se é decorador, monte uma festa linda para alguém da sua família ou crie uma oferta irresistível para conseguir seus primeiros trabalhos.
Mas até isso acontecer, o mais importante é produzir conteúdo para alimentar suas redes sociais. E, como você ainda não tem festas prontas, é preciso partir para outras possibilidades. A seguir eu te conto o que postar na ausência de portfólio.
Produções minimalistas
Vamos supor que você trabalhe com decoração de eventos ou loque produtos para festas. Nesse caso, você não precisa esperar o primeiro trabalho para postar uma amostra do seu serviço. Crie cenários minimalistas com o que você tem. Escolha o tema, arrume uma mesa com os adornos e fotografe. A proposta de mini table está em alta e esse tipo de divulgação pode atrair clientes.
Dicas de festa
Não fez festa ainda? Mas você sabe fazer, se preparou para isso, tem um baita bom gosto, então compartilhe conhecimento. Dê dicas de composições, fale sobre tendências, paletas de cores, erros e acertos, etc. Isso ajuda a construir sua autoridade como referência no assunto, logo, torna o seu negócio mais confiável.
Tutoriais
Os vídeos com tutoriais também costumam funcionar para negócios de festa, mas o ideal é que sejam vídeos curtos, que ensinem coisas úteis e fáceis de fazer. Ao postar esse tipo de material, você pode convidar os seguidores a marcarem os amigos e compartilharem o conteúdo. Assim, mais gente vai te conhecer.
Conte histórias
Uma forte tendência em todos os segmentos, inclusive o de festas, é contar histórias (storytelling). Pessoas se conectam fortemente com esse tipo de conteúdo, pois ele gera identificação, mexe com as emoções e faz perceber que do outro lado há alguém de carne e osso. Vale a pena contar como a carreira começou, episódios marcantes, pontos desafiadores e de superação.
Frases inspiradoras
Para começar o dia, poste frases inspiradoras. É um tipo de conteúdo leve, envolvente, fácil de fazer e altamente compartilhável. Só não poste frases que não tenham nada a ver com sua verdade. No perfil, tudo deve estar alinhado. Poste sobre o que faz sentido para você. Fale sobre o que acredita.
Para completar, não se esqueça de incluir hashtags relacionadas ao seu nicho. Isso faz com que o público-alvo te encontre com facilidade.
E aí, as dicas foram úteis para o seu negócio? Entenda melhor como se posicionar no Instagram através do Método Instaparty.
Confira também o post sobre os 05 erros que você deve evitar no mercado de festas!
Ah! Aproveite e siga nossas mídias sociais! No Instagram, Facebook, Pinterest e no nosso canal do Youtube as ideias bombam!!!
Abraços,
Ranne Couto