Na entrevista de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre a talentosa Chef Fabiola Trad. Seu bom gosto e criatividade são indiscutíveis , e com isso , ela tem conquistado cada vez mais seu espaço no universo festeiro. Vale a pena a leitura, as dicas dela são ótimas!
Instagram @chef_fabiola_trad
EF: Como foi o seu início no mundo das festas? Começou cozinhando para amigos e familiares ou já iniciou nessa área profissionalmente?
FT: Comecei quando estava morando na Europa. Como estava sem emprego, resolvi pedir umas receitas pra minha mãe pelo Skype e meus dias começaram a ficar mais alegres e gostosos.
EF: Fale um pouco sobre sua formação.
FT: Fiz cursos na Itália e outros aqui no Brasil mesmo, mas o que mais me deixou apaixonada pela confeitaria foi o curso que fiz quando estava morando em SP, com o mestre Diego Lozano na escola dele, foi demais!
EF: O trabalho de personal chef é uma super tendência na atualidade. O que você acha dessa proposta?
FT: Antes mesmo desse tipo de trabalho estourar aqui no Brasil, eu já trabalhava assim. Lá fora é muito comum. Eu acho bem bacana, as pessoas podem te ver cozinhando, aprendem um ou outro truque, trocamos ideias. É bem divertido, além de ser um trabalho personalizado.
EF: O que deve ser levado em consideração na montagem de um cardápio de festa?
FT: Cardápio de festa é a mesma coisa que decorar uma casa, você tem que conhecer os gostos do seu cliente e tentar seguir o que ele quer com um toque seu. De forma alguma você pode impor um cardápio. Também é necessário respeitar o perfil da festa, o estilo, tema, horário e os gostos dos convidados. Se alguém é vegetariano ou intolerante à lactose, é delicado incluir opções para essas pessoas.
EF: A culinária aproxima as pessoas. Você também acredita nisso? Para você, qual é a importância da boa comida, tanto em festas infantis, quanto nos eventos adultos.
FT: Acredito e sou prova viva disso. Sou de família libanesa, onde todos os fins de semana eram religiosamente marcados por almoços e jantares em família. A casa era enorme, mas todos queríamos estar na cozinha. Meu avô era um sujeito exemplar, o sotaque ainda muito carregado, mas as mãos eram perfeitas pra culinária. É muito saudável estar perto de quem gostamos, fazendo exatamente o que amamos. Eu me sinto livre cozinhando.
EF: Massas, churrasco, comida de boteco, culinária internacional…Que tipo de comida promete fazer mais sucesso nas festas em 2016?
FT: A comida de boteco veio para ficar. Apesar de sempre me pedirem todos os tipos de cardápio, o mais pedido continua sendo a comida de boteco e a boa e velha feijoada.
EF: Além de cuidar pessoalmente do cardápio, você também assina projetos decorativos, lembranças personalizadas e outros detalhes das festas. Para os clientes, qual é a vantagem de ter alguém que produza todo o evento?
FT: Comodidade. Hoje em dia as pessoas não têm muito tempo para ficar procurando separadamente quem faz o que. Creio que oferecer e entregar tudo traz conforto, tranquilidade e segurança para o cliente.
EF: Você é uma chef querida por muitos famosos que recomendam suas delícias na internet. Conte-nos quem são as celebridades que provaram e amaram seus quitutes.
FT: Ah são muitas… vamos lá: Camila Camargo, Luciano Camargo, Flávia Camargo, Fernando Sampaio, Leandro Hassum, Carla Diaz, Amanda Françozo, Camila Rodigues, Pérola Faria, Thaeme da dupla Thaeme e Tiago, Fabiano Menotti e sua linda esposa Gaby que eu AMO, César Menotti e a esposa Theo, David Brazil, Andrea de Nobréga, Tom Cavalcanti e a linda filha Maria, Fernando Torquatto, Matheus Lustosa, Fábio Ramalho, dentre outros.
EF: Tem alguma festa que marcou sua trajetória? Comente o que essa festa teve de tão especial.
FT: Teve sim, a festa de 1 ano da Alice, filha de uma cliente que acabou virando amiga, Marina Rocha. O tema foi bem sugestivo, Alice no Pais das Maravilhas. A festa além de linda, marcou a minha volta a BH depois de muito tempo morando fora.
EF: Quem é a Fabíola por Fabíola?
FT: Meu nome é Fabíola Trad, sou filha de libanês com uma mineira, tenho uma irmã e um sobrinho que eu amo. Por opção não tive filhos, morei fora do Brasil, sou alucinada por animais, principalmente por cães gordinhos. A minha maior paixão é a cozinha e tudo que vem dela, como a montagem de festas e lindezas estão ligadas às delicias que eu faço. Nesse momento não estou ministrando cursos, mas no segundo semestre voltaremos às aulas. Quem quiser ficar ligado, é só seguir o nosso IG chef_fabiola_trad ou nos fazer uma visitinha na rua Rio de Janeiro 1918A, Bairro de Lourdes, em BH.