Festeiro raiz adora uma fartura, mas detesta desperdício, concorda? Como acertar em cheio no cálculo e não exagerar na hora de definir o cardápio e as quantidades. Para que todos fiquem realmente satisfeitos, sem que comida restante vá parar no lixo, a dica é só conferir as quantidades básicas recomendadas pelos especialistas, inclusive pela mamãe festeira aqui. Vem se deliciar com esse texto!
Cálculo para churrasco
Fonte: www.halfbakedharvest.com
A quantidade de carne ideal para um churrasco varia entre 500 e 800 gramas por adulto. Esse total deve envolver a picanha, a lingüiça, frango, coração e os demais tipos de cortes que desejar. Crianças até 11 anos podem ser contabilizadas como ½ adulto. Acompanhamentos como vinagrete, pão de alho, farofa ou arroz não precisam ultrapassar 150 gramas.
Cálculo para a festa infantil
Fonte: thecakeblog.com
Para evitar o constrangimento de ver a comida faltar ou inconveniente de ver a comida sobrar demais, fique de olho nas quantidades indicadas para cada tipo de festa. No caso o cálculo das festas infantis, é de 6 docinhos por pessoa, 12 salgados por criança ou adulto, 1 fatia de bolo (100 gramas) para cada convidado.
Cálculo para casamento
Fonte: @brendas_sweet_treats
Numa festa de casamento, em que o cardápio costuma ser bem incrementado, deve-se calcular de 5 a 8 salgados por pessoa se houver jantar ou almoço em seguida. A conta sobe para 10 a 12 salgados por pessoa se tiver prato quente em seguida. Caso no cardápio sejam servidos apenas salgados, indica-se calcular de 15 a 18 salgados. Em um jantar, os anfitriões devem calcular 200 gramas de carne, 120 gramas de vegetais (frutas, legumes ou verduras), 150 gramas de arroz ou massa por adulto.
E as bebidas?
Fonte: theadventurebite.com
Em qualquer tipo de festa as bebidas não podem faltar. É recomendável providenciar 200 ml de água, 400 ml de refrigerante e/ou suco por pessoa. Em relação às bebidas alcoólicas, bastam 4 latas de cerveja, ½ garrafa de vinho e 1/6 de garrafa de whisky.
Dicas extras:
- Atente-se ao número de convidados e conte crianças e adultos separadamente. Adultos bebem mais, enquanto as crianças atacam mais os petiscos kids, como pipoca e cachorro quente.
- Ao contratar o Buffet, converse sobre as quantidades recomendadas e veja se há a possibilidade de contratar comida a mais caso seja necessário.
- Leve em consideração o cardápio da festa. Se há muitas opções além dos salgados e canapés, a quantidade de salgadinhos pode diminuir, já que existem sanduíches, pratos quentes, tortas sorvetes e outras alternativas sendo servidas.
- Não se esqueça de calcular com base na duração da festa. Obviamente se consome comida e bebida em uma festa que dura seis horas do que em uma festa que dura quatro.
- Avalie o perfil dos convidados. De modo geral, homens comem mais do que mulheres e os jovens comem mais do que os idosos.
- Um jeito bacana de evitar o desperdício de bebidas, é procurar um fornecedor que trabalhe com consignação.
- Sempre que possível, congele o que sobrar para consumo posterior.
- Outra prática legal é doar os alimentos restantes em bom estado de conservação a instituições de caridade.
- Na dúvida, use aplicativos que calculam a quantidade de comida. Dá pra calcular automaticamente a lista do churrasco, do coquetel e por aí vai.
Você achou as dicas úteis? Que tal compartilhá-las com seus amigos festeiros?
Aproveita e siga nossas nossas mídias socias: Instagram, facebook, Pinterest e nosso canal do Youtube onde as ideias bombam!!!
Um beijo!
Ranne Couto