Como organizar uma festa junina em 5 passos – Pula a fogueira iá-iá, que junho já está pra chegar! Anarriê, que tal festejar pra valer? Rimas à parte, esse mês traz consigo o friozinho típico do inverno e toda a animação das festas juninas. Eu amo o período, e você? Sinceramente, não conheço quem não goste.
É tempo de tirar a bota e camisa xadrez do armário, de dançar quadrilha e se esbaldar com os quitutes maravilhosos dessa época. É um momento oportuno, também, para reunir os amigos e a família, seja em um sítio, salão ou até mesmo em casa para festejar.
Para você que vai ser o anfitrião de alguma festa junina em 2022 ou, simplesmente, vai ajudar alguém a organizar uma festança pra lá de boa, não deixe de conferir 5 passos fundamentais para fazer dessa celebração um verdadeiro sucesso. Vem comigo!
Defina o local da festança
O ponto de partida é decidir o local do evento. O lugar deve comportar o número de convidados que você pretende levar e tem que ser acessível. Não adianta agendar a festa em uma bela fazenda, se as pessoas terão muita dificuldade para chegar. Por falar em bela, escolha um espaço bonito e com boas possibilidades decorativas. Ambientes rústicos super combinam com festas juninas. Fica a dica!
Faça a lista de convidados arretados
Para a festa ser animada, acolhedora e agradável, é fundamental que os convidados sejam bem-escolhidos. Em festividades sociais, de cunho pessoal, é ideal dar preferência a pessoas do seu círculo de convivência. Nada de chamar por obrigação! Agora, se o evento for corporativo ou filantrópico, a coisa muda de figura. Nesse caso, a lista deve ser personalizada de acordo com o propósito da festa. Entendido?
Capriche na decoração
Festeiro que festeiro, adora uma decoração caprichada, não é mesmo? A parte mais bacana das decorações juninas é a liberdade para criar de forma econômica. Use e abuse de elementos populares, como chita, papel, sisal, palha, etc. Aproveite latas para fazer luminárias e garrafinhas para montar centros de mesa. As famosas bandeirinhas coloridas não podem faltar, assim como os tecidos estampados. Fogueiras cenográficas ou de verdade são bem-vindas, mas não se esqueça de redobrar a atenção em relação ao fogo.
Planeje a comilança
Chegou a parte que mais gosto: a comida típica. Aqui é preciso aliar sabor, variedade e fartura. Outra dica importante é comprar ingredientes frescos e terceirizar o preparo se for necessário. Cada convidado pode levar um prato, caso o anfitrião prefira. Vamos às sugestões?
Milho cozido, pipoca, bolo de milho, pamonha, cachorro quente, canjica, arroz doce, paçoca, amendoim torrado, pé de moleque, caldos variados, espetinhos e por aí vai. Até deu água na boca!
Não esqueça a diversão
O entretenimento é parte essencial de uma festa junina, a começar pela música. Vale a pena colocar forró, xote, baião, sertanejo e a famosa quadrilha na playlist. Não se distancie muito do tema! A trilha adequada faz os convidados entrarem no clima.
Para completar, programe brincadeiras como jogo das argolas, pescaria, bola na boca do palhaço, correio elegante, touro mecânico, entre outras atrações que tornarão a festa mais divertida.
E aí? Gostou das como organizar uma festa junina em 5 passos? Vai seguir esses passos para organizar um arraia bão dimais? Não se esqueça de voltar aqui para nos contar como foi a festança.
Ah! Aproveite e siga nossas mídias sociais! No Instagram, Facebook, Pinterest e no nosso canal do Youtube as ideias bombam!!!
Abraços,
Ranne Couto