Não dá para negar que festas juninas estão entre as celebrações preferidas dos brasileiros. E não é para menos, afinal, essa comemoração é embalada por música, gente animada e muita – eu disse muita – comida gostosa. É justamente sobre os quitutes juninos que hoje eu quero falar. Continue lendo o artigo e confira quais são as melhores comidas para dar mais sabor ao seu arraiá. Chega mais!
Milho cozido e afins
O milho é um dos protagonistas das festas juninas. Ele é quase onipresente! Está no mingau, na canjica, na pamonha, na broa, na pipoca…Também é servido cozido, com manteiga e sal. Simples assim! Quem não ama, atire a primeira espiga. Eu mesma sou fã!
Amendoim, para que te quero!
O amendoim é um dos produtos alimentícios mais versáteis nas festas juninas. Ele está presente nos tradicionais pé-de-moleque e paçoca, mas também aparece torrado ou cozido, sem muito mistério. Os amantes de amendoim ainda podem apostar em cajuzinho, bolo de amendoim, praliné, etc.
Maçã do amor: muito amor por você, sua linda!
A maçã do amor tem origem espanhola e já inspirou a criação de um licor francês e um xarope americano. Independente das origens, por aqui ela aparece nas festas juninas e simboliza romantismo. Que tal enviar um correio elegante junto com uma linda maçã do amor, bem caramelizada e crocante? Impossível não conquistar um par!
Bolos típicos: fatias de felicidade
Bolos típicos não podem faltar na festa junina! Os sabores mais populares são: milho, coco, cenoura e aipim. Outras opções que não são tradicionais, mas fazem muito sucesso, inclusive entre as crianças, são o bolo de chocolate, de churros, pega marido e broa com recheio de goiabada.
Será que dá um caldo?
Caldo de mandioca, vaca atolada, caldo verde, caldo de frango, caldo de feijão e por aí vai. Os caldos aquecem no inverno e deixam a festa junina ainda mais gostosa. Inclua também acompanhamentos como torradas, tempero verde, pimenta e queijo ralado.
Cachorro quente
Cachorro quente não faz sucesso apenas nas festas infantis. Nos arraiás de norte a sul do país ele também é um queridinho nos cardápios. Barato e gostoso, ele ainda tem a vantagem de proporcionar saciedade. Por essas e outras, o cachorro quente não poderia ficar fora da lista.
Doces para adoçar a festança
Cocada, paçoca, pé de moleque, doce de abóbora e doce de leite são a cara das festividades juninas. O melhor de tudo é que além de adoçar a festança, eles ajudam a decorar a mesa principal. É só pensar em uma decoração bem bacana e criativa. Os doces embalados, por exemplo, podem ser colocados dentro de chapéus de palha. Já o doce de leite cremoso pode ser servido em potinhos decorados com chita.
Arroz doce para completar a comilança
Arroz cozido com leite e açúcar, até chegar no ponto perfeito. Cremoso, macio, irresistível! Simples e perfeito. Há quem acrescente outros ingredientes, como leite de coco, leite condensado, coco ralado, cravo, canela…mas aí é a gosto do freguês e gosto, meus amigos festeiros, não se discute.
E aí, qual desses quitutes não vai faltar no seu arraia? Comente!
Ah!!! Aproveite aí e siga nossas mídias sociais! No Instagram, facebook, Pinterest e no nosso canal do Youtube as ideias bombam!!!
Um beijo!
Ranne Couto