Falta pouquinho para o Natal e muitas famílias ainda não elaboraram os pratos da ceia de natal, e em boa parte dos lares brasileiros, sabemos que o peru natalino não pode faltar. Ele é um dos protagonistas da noite do dia 24, mas o chester, tender, pernil, salmão e bacalhau são coadjuvantes muito estrelados em um cardápio natalino.
Na minha família, que é enorme, cada casal fica responsável por um prato, que alimente as mais de 30 pessoas presentes. São tantas crianças que até perdi a conta! Elas comem bastante, aliás, elas literalmente se deliciam na ceia de Natal.
Eu sempre sou responsável por sobremesas e divido essa responsabilidade com uma tia que também manda bem nos doces para ceia natalina. Quando estou mais tranquila, faço cupcakes decorados a caráter. Quando estou sem tempo, faço com muito carinho, mas opto por sobremesas mais práticas, como pudim e um pavê de panetone que eu mesma criei.
Baseada nas experiências da minha família, vou compartilhar com vocês algumas dicas para montar um delicioso cardápio e o que não pode faltar na ceia de Natal. Vem comigo!
Considere o perfil da família na ceia natalina
Para montar um cardápio de Natal, o perfil da família deve ser considerado. Isso significa que devem ser levados em conta fatores como os gostos dos membros, a quantidade de convidados e até mesmo restrições alimentares. Se houver vegetarianos, veganos, intolerantes a glúten ou lactose, é bacana ter opções de receitas natalinas para essas pessoas. Eu, por exemplo, não como carne de porco e quem faz a farofa sempre considera essa restrição e usa linguiça de frango na farofa.
Acerte na variedade e quantidade de pratos na ceia de Natal
Aqui sempre tem fartura e variedade no cardápio de Natal, mas sem desperdícios. Até porque tudo que sobra, comemos no almoço do dia seguinte. Calcule entre 250 e 400 gramas de carne por convidado, de 4 a 6 salgadinhos e canapés por pessoa, 4 colheres de sopa de cada acompanhamento e em torno de 600 ml de bebidas. Essa quantidade varia de família para família e essa é a média de consumo da minha. Quanto às sobremesas natalinas, aqui todos provam de tudo, mas sempre sobra pro dia 25. Calcule ente uma e duas fatias/unidades por convidado. Acredito que dá para adoçar tranquilamente o cardápio de Natal.
Mescle pratos tradicionais e opções modernas na ceia de Natal
Não há regras em relação ao cardápio. Inclua o que você gostar e o que acha que vai agradar aos convidados. Veja algumas sugestões:
Entradinhas: Nozes, amendoim, castanhas, canapés, frios, frutas, torradinhas e patês.
Proteínas: Peru, Frango, Chester, Lagarto Recheado, Salmão ao molho de maracujá.
Acompanhamentos: Arroz branco, Arroz colorido, Farofa de Manteiga, Cebola Caramelizada, Tropeiro, Farofa de Cenoura, Salada Tropical, Salada Caprese, Salada de Batatas com Bacalhau, Torta de Palmito.
Bebidas: Refrigerante, Suco Natural (prefiro o de uva integral), Água de Coco, Champanhe (aqui brindamos sem álcool). Os tios que bebem trazem cerveja e vinho por conta própria.
Sobremesas: Pave de Abacaxi, Torta de Limão, Rabanada, Bolos Recheados, Pavê de Panetone, Napolitano de Frutas, Pudim de Leite, Ambrosia, Sorvete, Cupcake de Chocolate.
Panetone com coco e abacaxi Fonte -www.arevistadamulher.com.br
Eu sei bem que a crise está deixando as ceias mais magrinhas, mas mesmo diante da falta de verba, não deixe de celebrar. Simplifique o cardápio, use a criatividade e economize escolhendo ingredientes mais baratos, mas não deixe de celebrar a ceia natalina. Troque o peru por frango se preciso for. Seu Natal será delicioso e especial. Pode apostar!