Olá, festeiros! Tudo bem com vocês? Hoje o post é um pouquinho longo e tem clima de despedida, porém não de tristeza. Eu, Lara, vim aqui compartilhar uma novidade.
Talvez a maioria de vocês são saiba, mas o blog definitivamente não é minha única função. Além de dona de casa (orgulhosamente cuido de cada coisinha no meu lar e isso dá trabalho), sou redatora profissional há mais de uma década. Nada de calcular minha idade, heim? É que comecei a trabalhar novinha mesmo, rs.
Bom, sou formada em Letras e atualmente trabalho para duas grandes agências brasileiras de conteúdo. Eventualmente, também escrevo para revistas e blogs. Nesse meio tempo, vou encontrando algumas horas livres para festejar, sair com os amigos, curtir a família, postar nas mídias sociais e produzir conteúdo para o blog Entre na Festa, além de cuidar de questões técnicas e atribuições burocráticas que envolvem a rotina de um canal como o nosso. São dezenas de e-mails diários, reuniões online, planejamentos estratégicos. Nossa rotina definitivamente não é tranquila. Vida de blogueira, ao contrário do que muitos pensam, é marcada por muito trabalho!
Deu muito certo por um tempo. O Entre na Festa foi lançado em março de 2015, mas antes mesmo disso, eu e a Ranne passamos alguns meses planejando, definindo público-alvo, estipulando metas, escolhendo a identidade visual e por aí vai. Foram muitas horas e muito amor dedicados a esse projeto.
É claro, que lá atrás, já desejávamos que o blog crescesse, mas ele cresceu mais do que o esperado em pouco tempo! Até outubro do ano passado, quando atingimos 100 mil seguidores no Instagram, eu conseguia conciliar as minhas tarefas pessoais e profissionais com o blog, mas, de lá para cá, o número de seguidores aumentou bastante (já somos 320 k). Junto com esse crescimento, aumentaram os e-mails, os anunciantes interessados, as dúvidas dos leitores, mas diminuiu o meu tempo para me dedicar à minha família, minha saúde, meu trabalho. Fui percebendo que já não tinha mais tempo livre, passei a dormir muito tarde, comprometer meus finais de semana e não me desligava no iPad nem mesmo em uma saída social.
Sentia no meu coração que eu precisava tomar uma decisão e escolher entre me dedicar integralmente ao Entre na Festa ou focar na carreira de redatora, que também me realiza tanto e é mais flexível. Foi nesse momento cheio de incertezas, que surgiram novas e boas oportunidades profissionais. A paixão pela escrita e a possibilidade de realização no trabalho falaram mais alto. Além disso, meu marido iniciaria um projeto e precisaria de meu apoio, especialmente no que diz respeito às mídias sociais.
Eu poderia seguir no Entre na Festa, mas não estaria inteira aqui. Não seria justo com a Ranne, amiga especial de longa data. Não seria legal com vocês que aprendi a respeitar tanto, pois com o tempo mais curto, realmente eu não conseguiria manter o volume de textos e a qualidade do conteúdo do blog. Também não seria bom para mim, já que minha intuição estava pedindo para eu ir por outro caminho.
Em 2016 quero trabalhar bastante, mas quero também cuidar um pouco mais de mim, priorizar minha saúde, descansar, viajar e me preparar para ser mãe (é pessoas, acho que verão muitas festinhas minhas por aqui ainda). O Entre na Festa, apesar de ser muito especial para mim, estava demandando um tempo que eu já não tinha e ainda iria diminuir com o novo trabalho e com a futura maternidade.
Primeiramente conversei com meu esposo e depois com a Ranne, que conhece a minha rotina muito bem. Ela me entendeu, apoiou minha decisão e, desde então, entramos em um processo de transição. Continuei com minhas atribuições no Entre na Festa até agora, produzi alguns conteúdos, a treinei para as tarefas que eu realizava e fiquei oferecendo suporte para que tudo se desse de maneira tranquila. Pelo visto deu, porque desde a minha decisão em janeiro até agora, data da despedida oficial, tudo correu muito bem e o Entre na Festa não sofreu com isso.
Despeço-me com a sensação de missão cumprida, muito feliz por ter ajudado milhares de pessoas com dicas e inspirações, realizada por ter aprendido e sentido tanta coisa boa. Um ciclo se encerra, mas não deixo de ser festeira. Pelo contrário! A festa está em mim. Só na minha família, são mais de 40 comemorações por ano e eu ajudo nos preparativos de todas elas, como se eu mesma fosse a anfitriã.
Serei eternamente uma das fundadoras do Entre na Festa, mas agora, deixo de ser uma autora do blog para me tornar fã e seguidora, afinal, mesmo trabalhando com publicidade, comunicação e marketing digital, foi depois do Entre na Festa que passei a gostar ainda mais das mídias sociais. Agora sei que o Instagram é fonte inesgotável de inspiração, que os blogs que sempre ajudei a alimentar são ricos em conhecimento e que o Facebook pode ser um ótimo entretenimento, basta seguir páginas de qualidade e pessoas que valham a pena.
Vou deixar minha última dica como anfitriã para vocês: continuem seguindo o Entre na Festa e indiquem nossos canais para seus amigos. Muitas novidades estão vindo por aí! A Ranne é muito competente e criativa. Sei que o projeto que ajudei a tirar do papel estará em boas mãos. Saio com a certeza de que deu muito certo. Mais do que isso! Saio porque deu certo. Se o blog não tivesse crescido tanto, talvez eu nem estivesse me despedindo agora.
Desejo sucesso para Ranne e para vocês, queridos seguidores, anunciantes e parceiros incríveis que tive a oportunidade de conhecer em 2015. Muitos eu quero levar para a vida! Encontrei tanta gente boa que já sei até quem contratar para as festinhas quando meus filhos nascerem.
Um beijinho e boas festas sempre e sempre!
Lara Mendes