Ceia de Natal econômica: 5 dicas para economizar

Não adianta. Fim de ano é um período marcado por gastos. Tem a decoração da casa, o amigo oculto no trabalho, os presentes da família, a ceia do Natal, a viagem no Ano Novo…Apesar de amar celebrar temos que admitir que nem só de festas de fim de ano vive uma festeira assumida.
ceia-de-natal-simples-economica-entre-na-festa-750x1125
ceia-de-natal-simples-economica-entre-na-festa-750×1125
Janeiro chega com novos gastos como seguro do carro, o IPVA, matricula de escola e por aí vai. Se você se identifica com essa situação, confira algumas dicas para economizar na ceia. Todo dinheiro que você economizar agora vai valer a pena.

1. Planeje as compras

Ao invés de ir às compras e encher o carrinho sem planejamento, faça uma lista de ceia de natal simples com os itens que você vai precisar. Para montar sua lista, se baseie em um cardápio de ceia de natal simples e não em um cardápio de ceia de natal chique, digna de filmes, com vários itens que nem você e nem seus convidados apreciem. Os itens podem ser divididos por entrada, prato principal, bebidas e sobremesa.
Fonte: freepik

2. Pesquise e compare preços

Os preços dos produtos podem variar bastante de um estabelecimento para outro. Sendo assim, procure pesquisar e comparar os preços de pelo menos três lugares. Se o mercado tiver site, dê uma olhada nas ofertas. Isso pode te ajudar a economizar tempo e dinheiro! Se atualize sobre os dias em que as promoções dos itens que você irá utilizar no seu cardápio de natal teriam maiores chances de entrar em promoção.
FONTE: Freepik

3. Aposte em produtos da estação

Alguns produtos encarecem muito nessa época do ano. É o caso das oleaginosas (castanhas, nozes, pistache, amêndoas). Compre esses produtos em menor quantidade e aposte mesmo em itens da estação. As frutas da época tendem a ser mais saborosas, bonitas e baratas por conta disso.
Instagram: @ebomprodutos

4. Coloque a mão na massa

Ao invés de encomendar os assados, asse você mesmo as carnes. A família inteira pode ajudar no preparo do cardápio da ceia de natal, inclusive, cada membro adulto pode ficar responsável por um prato. Se você tiver dotes culinários, vale até fazer os próprios panetones e biscoitos natalinos.

5. Reaproveite as sobras da ceia de natal

Árvore de natal de biscoitos. Via @biscoititos.sp

Quando o Natal passar, ao invés de jogar as sobras fora, coloque a comida restante em recipientes bem fechados. Depois disso, refrigere a comida para reaproveita-la no almoço de Natal ou na semana seguinte. O arroz pode virar um saboroso bolinho, os restos de peru podem rechear um escondidinho, o pernil que sobrou pode incrementar a farofa, as frutas podem ser usadas em saladas. É só usar a criatividade para dar uma nova cara e sabor aos alimentos.

bolo-achocolatado-para-o-natal-@receitas_e_sabores_do_brasil
INSTAGRAM: @receitas_e_sabores_do_brasil
Instagram: @fatofita
inspiracoes-de-bolos-natalinos-pinterest (3)
FONTE: PINTEREST

No mais, se for preciso, faça substituições espertas. Troque o peru por lagarto recheado e a torta de nozes por pavê de abacaxi. O importante é celebrar!

E aí, você gostou das dicas? Espero que seu Natal seja delicioso e muito econômico!

E já que está em clima de natal, veja também:


Ah! Aproveite e siga nossas mídias sociais onde as ideias bombam!

 

Abraços,

Ranne Couto

Compartilhe:
pin it
linkedIn